Suínos: conheça as principais raças que garantem o sucesso da suinocultura | Equipar Tecnologia

logo calibras2logo spilogo viscojetlogo jacob

Saiba qual é o ganho de peso, vantagens, informações sobre fecundidade e características físicas das raças mais famosas

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2017 foi abatido um total de 10,46 milhões de cabeças de suínos, um crescimento de 2,6% se comparado com o ano passado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são os maiores produtores nacionais. Segundo Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa Aves e Suínos, se a propriedade rural tiver espaço para a criação e o produtor tiver acesso a mão de obra especializada, a produção de carne suína é uma boa opção de renda. Conheça as principais raças que compõem a produção brasileira.

 

Landrace

suínos - raças de suínos - carne suína - suinocultura - farming brasil

O suíno da raça Landrace é um dos mais produzidos no Brasil. Caracterizados pela pele e pelagem finas, os animais adultos podem chegar a pesar entre 200 e 300 quilos. Eles atingem a idade ideal para o abate por volta dos 6 a 7 meses de vida, com aproximadamente 80 quilos. De acordo com Figueiredo, as fêmeas da raça têm grande capacidade reprodutiva e são amplamente utilizadas como matrizes.

 

Large White

suínos - raças de suínos - carne suína - suinocultura - farming brasil

A raça Large White possui um bom ganho de peso diário e um bom rendimento de carcaça. Os animais são caracterizados por sua pelagem branca e pelo porte grande. De origem inglesa, a raça também é conhecida pela capacidade reprodutiva e muito utilizada como matriz. Segundo Figueiredo, é comum o cruzamento dos machos da raça com as fêmeas Landrace para produção industrial.

 

Duroc

suínos - raças de suínos - carne suína - suinocultura - farming brasil

Os animais da raça Duroc são conhecidos pelo alto ganho de peso diário. A partir dos 12 meses de vida, os machos podem chegar a pesar 270 quilos, enquanto as fêmeas atingem 225 quilos. Os produtores investem nessa raça principalmente para a produção de banha e toucinho. Os animais são ágeis, flexíveis, fortes e caracterizados pela pelagem avermelhada. 

 

Pietrain

suínos - raças de suínos - carne suína - suinocultura - farming brasil

A raça de origem belga é destinada para a produção de carne e toucinho. Caracterizada por sua pelagem branca com manchas pretas, apresenta temperamento tranquilo e boa prolificidade. Em comparação com as raças Landrace e Duroc, a Pietrain apresenta o melhor rendimento de carcaça. “[A raça possui] excelente conversão alimentar e rendimento de carne na carcaça”, diz Figueiredo.

 

Hampshire

suínos - raças de suínos - carne suína - suinocultura - farming brasil

A partir dos 12 meses de idade, os suínos Hampshire podem pesar de 200 a 300 quilos. Esses animais apresentam uma mescla de pelagem curta e preta com uma faixa de pelos brancos na altura dos membros anteriores. A carcaça é considerada rústica e de boa qualidade para a produção de carne fresca. Com relação à prolificidade (fecundidade), as fêmeas são capazes de gerar, em média, 9 leitões por prenhez.

 

 

 

 

Fonte: sfagro.uol.com.br (por: Rebecca Emy)

 

 

 

 

 

 

 

{JLinkedShare href=http://www.equipartecnologia.com.br/noticias/888-suinos-conheca-as-principais-racas-que-garantem-o-sucesso-da-suinocultura.html counter=no_count}{SCTwitterShare href=http://www.equipartecnologia.com.br/noticias/888-suinos-conheca-as-principais-racas-que-garantem-o-sucesso-da-suinocultura.html data_count=none}{SCGooglePlusOne href=http://www.equipartecnologia.com.br/noticias/888-suinos-conheca-as-principais-racas-que-garantem-o-sucesso-da-suinocultura.html annotation=none size=standard}{JFBCLike layout=standard show_faces=0 show_send_button=1 width=250 action=like font= colorscheme=light href=http://www.equipartecnologia.com.br/noticias/888-suinos-conheca-as-principais-racas-que-garantem-o-sucesso-da-suinocultura.html}

icon cat fabrica modular pt

icon cat peletizadora adept pt

icon cat microdosador pt

icon cat misturador duo Agility pt

selos home