Química e Petroquímica | Equipar Tecnologia

logo calibras2logo spilogo viscojetlogo jacob

Resumo do Setor

A cadeia petroquímica brasileira ocupa lugar de destaque no cenário mundial. Possui aproximadamente 2,5% da produção global e responde por mais de 3,2% do consumo de petróleo, além de possuir um dos maiores parques fabris de refino de óleo do mundo. Ao todo 94% da exploração do petróleo brasileiro é feita no mar, e o país está entre os poucos que dominam todo o ciclo de perfuração submarina em águas profundas e ultra profundas (abaixo de 2 mil metros).

No Brasil, a nafta é a principal matéria-prima da cadeia petroquímica, seguida do gás natural e a Petrobras é praticamente a única produtora. Classificada segundo a Forbes como a 20ª. maior empresa do mundo, a Petrobras está avaliada em U$120 bilhões e apesar de seu monopólio ter sido quebrado em 2002 a empresa continua sendo o principal player na extração de petróleo do Brasil, tendo produzido em dezembro de 2013 a marca de 1,979 milhões barris por dia (bpd). No refino, a Petrobras também é líder absoluta, com 91,6% da capacidade de processamento nacional. A empresa controla 12 das 16 refinarias instaladas no país e apresenta um índice de sucesso de descobertas de mais de 40%, enquanto a média mundial fica em torno de 20%.

Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal. Desde então as projeções e perspectivas para o setor são ainda mais otimistas: os investimentos totais do pré-sal deverão somar U$160 bilhões até 2020. Frente ao fato, desde então o governo do país intensificou os incentivos para o desenvolvimento de fornecedores locais para suprir a demanda tecnológica que é imposta, exigindo cada vez mais um índice de conteúdo local nos complexos de refino e extração. Hoje uma plataforma FPSO típica construída no Brasil é composta de 70% de equipamentos adquiridos no exterior - o que significa uma ótima perspectiva frente ao potencial da indústria brasileira de absorver parte desses investimentos.

 

  • 1

Desenvolvimento do Setor

petroquimico2014

icon cat quimico petroquimico pt

selos home