Secador de Contato | Equipar Tecnologia

Na secagem de contato, o produto é colocado em contacto com uma superfície quente. O solvente se evapora devido à transferência de calor da parede ao produto. É o processo de secagem mais indicado para pastas, lodos ou líquidos. Também recomendado para a secagem em atmosfera inerte e quando se quer recuperar solventes.

Uma característica da secagem de contato é as baixas vazões dos vapores saturados com solvente, e uma elevada eficiência energética. A sua desvantagem é o investimento inicial relativamente elevado, uma vez que os secadores de contacto são, geralmente, mais complexos de se fabricar.

 

feixe tubular       

• Secador de Feixe Tubular

O projeto do tambor de feixe tubular de Ingetecsa oferece grandes superfícies interiores de secado e um excelente fator de transferência entre fluído térmico e produto. A principal vantagem em relação aos tambores rotativos convencionais se deve ao secado indireto e a não utilização de gases quentes. Os vapores que saem do secador são, em sua quase totalidade, água evaporada do produto. Isto reduz enormemente o caudal de vapores e, por conseguinte, a capacidade dos equipamentos de depuração de gases. Este aspecto é extremamente importante quando se processam produtos que desprendem cheiros ou componentes nocivos os quais requerem um custoso tratamento de gases.

Aplicações: Produtos a granel. Exemplos: gérmen de milho, glúten, fibras, soja, farinhas, malte, sementes, carbonatos, polímeros, sais minerais, óxidos, fosfatos, etc.

Vantagens: Excelente tratamento do produto, secagem uniforme, sem grumos. Projeto otimizado para evitar cisalhamento, condensação, e aderências. Estas máquinas têm um consumo térmico muito preciso, são muito robustas e de fácil manutenção. Minimiza o investimento necessário no tratamento de vapor.

 

 

PROCESSOS RELACIONADOS

• Resfriamento
• Secagem
• Aquecimento
• Calcinação 
• Torrefação

 

 

Acessar portfólio completo

icon cat ingetecsa pt

equipar ingetecsa