Secador Convectivo | Equipar Tecnologia

O processo de secagem por convecção é o processo mais comum de secagem térmica. Gases provenientes de combustão, aquecedores de ar ou similares circulam entre as partículas do produto e evaporam o solvente. A secagem convectiva requer grandes volumes de gás de secagem, que é o portador de energia, e cujo tratamento requer uma atenção especial.

 

flash       

• Flash

Os secadores e resfriadores flash de Ingetecsa se caracterizam pelo excelente tratamento do produto, reduzido consumo energético e custos de operação e manutenção mínimos. Isto se consegue adaptando os equipamentos as particularidades de cada processo e produto e utilizando diferentes características construtivas, como são o alimentador centrífugo desenvolvido por nossa empresa ou um projeto aerodinâmico especialmente depurado. A combinação destes elementos permite uma excelente dispersão do produto com uma perda de carga relativamente baixa, o que minimiza o consumo da energia, otimizando a velocidade de troca de calor e massas entre sólido e gases.

Aplicações: Produtos a granel não excessivamente aderentes, principalmente cristais finos, ou pulvurentos, mas também é adequado para fibras e lamas.

Vantagens: Tratamento cuidadoso do produto, elevada velocidade de evaporação, ocupando área pequena.

 

leito fluidizado       

• Leito Fluidizado

Os leitos fluidizados estáticos de Ingetecsa estão projetados para proporcionar elevados rendimentos de evaporação com tempos de residência relativamente curtos, um tratamento mecânico extremamente cuidadoso pela ausência de peças em movimento e de roce entre partículas, uma alta flexibilidade e adaptabilidade. Como cada projeto é desenvolvido para as condições específicas do processo, os nossos leitos fluidizados permitem uma grande variedade de configurações e combinações com outros equipamentos.

Aplicações: Produtos a granel fluidos, desde pós finos até grãos grossos ou fibras curtas, que exigem um tempo de residência de médio para curto.

Vantagens: Altas taxas de evaporação de alto rendimento com tempos de residência relativamente curtos, tratamento mecânico cuidadoso, ausência de partes móveis, flexibilidade e adaptabilidade de projeto.

 

secador correia       

• Secador de Correia

Os secadores de correia Ingetecsa são caracterizados pela ausência de zonas mortas e da acessibilidade completa para manutenção e limpeza. Vários tipos de correias, sistemas de limpeza e alimentação, e outras opções nos permitem oferecer soluções altamente individualizadas. Nossos equipamentos têm uma excelente eficiência térmica pelo uso de recirculação interna dos gases. O secador pode ser subdividido em múltiplas zonas de ar de secado; estas são ajustáveis individualmente de modo a obter um controle perfeito dos perfis de velocidade de aquecimento e de secagem do produto.

Aplicações: Produtos granulados não fluidizáveis e que exijam tratamentos mecânicos e térmicos especialmente cuidadosos ou que necessitem longos tempos de residência.

Vantagens: Tratamento cuidadoso do produto, excelente eficiência térmica e controle do processo de secagem, facilidade de manutenção e projeto adaptável.

 

tambores rotativos      

• Tambores Rotativos

Construção simples e robusta, fáceis de utilizar e preparados para adaptar-se a condições flutuantes de vazão. Os tambores rotativos podem, conforme exija o processo, funcionar com aquecimento direto ou indireto. O interior do equipamento é adaptado para a reologia do produto com o objetivo de maximizar a troca de calor e massa, dividindo o produto de forma homogênea e conseguindo uma maior carga sem que se produzam aglutinações. Oferecemos uma ampla gama de componentes de alimentação, dosificação, estanqueização e transporte para interconectar os equipamentos integrantes do sistema.

Aplicações: Produtos a granel, finos, cristalinos, grossos, plástico e até mesmo lodos, exemplo: pigmentos, fertilizantes, sais, fosfatos, lodos metálicos, minerais, etc.

Vantagens: Aparelhos simples e robustos que se adaptam flutuações de alimentação e as propriedades do produto e ainda sendo de fácil manuseio.

 

spiral flash      

• Spiral Flash

Altamente eficiente que reúne as vantagens de um secador flash com as de um de leito fluidizado. O curto tempo de residência e a elevada turbulência garantem um tratamento cuidadoso do produto, junto com uma alta velocidade de evaporação. Além disto, a alta velocidade de transferência de calor e massa permite fabricar unidades excepcionalmente compactas. Outras características do Spiral Flash Dryer são a total ausência de peças móveis, facilidade de manutenção, precisão no controle do processo e boa eficiência térmica mesmo em produtos heterogêneos.

Aplicações: produtos a granel desde pulvurentos ate fibrosos, lodos, torta de filtro prensa, etc...

Vantagens: Tratamento cuidadoso do produto, total ausência de partes móveis, baixo o volume de ocupação, facilidade de manutenção e precisão no controle do processo. Boa eficiência térmica também com produtos heterogêneos.

 

 

PROCESSOS RELACIONADOS

• Secagem
• Resfriamento
• Torrefação
• Calcinação
• Aquecimento
• Torração
• Reação
• Também ser usado como um resfriador e transporte pneumático.

 

 

 

Acessar portfólio completo

icon cat ingetecsa pt

equipar ingetecsa